segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Artigo - Inclusão Social

Artigo
Inclusão Social
                                                                        Janete Mankowski
     A prática de inclusão social baseia-se em princípios diferentes do convencional, aceitação das diferenças individuais, valorização de cada indivíduo, convivência dentro da variedade humana e aprendizagem por meio da cooperação.
      Por isso, a partir de análise da realidade educacional, colocou-se em dúvida a possibilidade real da integração, já que não é possível defendê-la com base em valores como cooperação, solidariedade e respeito, que se choca com valores realmente dominantes.
     O próprio conceito de inclusão social entendido como processo de recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação escolar,  a promover o desenvolvimento das potencialidades dos  educandos  em todos os níveis e modalidades de educação, exige que  sejam identificadas as necessidades individuais de cada aluno.
     Construir a prática social é um desafio de  todos da sociedade e em especial aos educadores. Estes precisam dar uma clara demonstração de respeito e de compromisso com a promoção dos direitos humanos tornando a escola cada vez menos excludente e verdadeiramente aberta a todos os alunos, por mais desiguais  que possam ser.
     Por um lado, o mundo sonha com igualdade de valor entre seres humanos, e como tal, com garantia da igualdade de direitos entre o mesmo. Por outro lado, este mesmo mundo já não mais importa a existência de ignorância, seja porque  ela gera a dependência que incapacita os direitos, ou seja, porque ela exclui o ser humano de ritmo de produção cada vez mais vital àquela crescente competitividade, por lhes dificultar o exercício pleno de um de seus deveres como cidadão.
     Há uma crescente mobilização no Brasil a favor da inclusão dos portadores de necessidades especiais na rede de ensino. Isto exige mudanças de atitudes não só de professores, mas de toda comunidade escolar assim como da sociedade em geral. Porém, para que isso aconteça é preciso reconhecer, questionar e romper com preconceitos ainda existentes na sociedade, estimulando o acolhimento e o respeito às crianças e jovens com necessidades especiais.
     O papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e da sociedade, amplia-se ainda mais  e aponta para a necessidade de ser construir uma instituição, com educação voltada para a formação de cidadão, quer seja no aspecto educacional ou profissional.
     Em síntese, vê-se que a escola inclusiva está fundamentada no respeito à diversidade humana, e deve focalizar em projeto político-pedagógico, basicamente, o educando, o educador e a prática pedagógica.
       Assim, concluímos que toda e qualquer instituição voltada para promoção da cidadania, deve desenvolver ações  que favoreça interações sociais positiva.

     Professora do 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental de 9 anos e Supervisora das Séries Iniciais da Escola Estadual Técnica Guaramano – Centro Estadual de Referência em Educação Profissional -  Guarani das Missões - RS


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